Shop the newest Pittsburgh Steelers fan gear at Fanatics!

A famosa "Steel Curtain"



 “Steel Curtain” ou traduzindo para “Cortina de Aço”, apelido dado a famosa linha defensiva da década de 70, pilar de uma dinástica que ganhou quatro Super Bowls em uma década.
Quando se deu o apelido?  Em 1971  em um concurso feito pela WTAE(emissora de Pittsburgh) para apelidar a defesa sólida dos Steelers e o ganhador do concurso se inspirou na famosa frase”Iron Curtain” dita pelo ex-ministro britânico Winston Churchill em uma emissora de radio de Pittsburgh enquanto fazia sua campanha e também na reputação da cidade na produção de aço, então ele juntou a cortina do Winston e o aço de Pittsburgh e se deu o apelido  “Cortina de Aço”.
Mas o porque do apelido? Bom, o apelido só caiu na “boca do povo” em 1976 quando a defesa dos Steelers amassava os adversários com os quatro da primeira linha da defesa tendo atuações de luxo. Para se ter uma ideia a equipe começou 1-4 na temporada e o quarterback Terry Bradshaw se lesionou, ali para todos a temporada tinha acabado. Bom a partir da semana 6 a defesa dominou os adversários, foram nove vitórias seguidas e pasmem agora, a defesa permitiu em média 3,1 pontos por jogo. Foram apenas 2 touchdowns cedidos e cinco field goals.
Dos 11 jogadores da defesa, 8 foram para o Pro Bowl e quatro deles para o Hall of Fame, agora a fama e o apelido vem graças aos quatro da linha defensiva, pilar dessa magnifica defesa(A melhor da história da NFL).  Confira a baixo  o resultado dos nove jogos da dominante defesa em 1976, na qual cederam apenas 28 pontos totais.
A “Steel Curtain”
                                                                   Mean Joe Greene

Charles Edward Greene ou mais conhecido como “Mean Joe Greene”, que ao longo da década de 1970 foi o jogador defensivo mais dominante na National Football League. Ele é considerado por muitos como o melhor defensive lineman da história do futebol americano, e era sem dúvidas o ponto de partida da “Steel Curtain”.
Greene foi draftado em 1969 como quarta escolha geral do draft. Foi eleito o melhor rookie defensivo em uma equipe que foi 1-13 e em uma temporada de estréia do treinador Chuck Noll. Se quiser saber mais sobre o lendário Chuck Noll e como ele montou essa defesa da década, procure nesse site o artigo A história completa do Steelers. Ainda em 1969, Greene foi também Pro-Bowl. Vale lembrar que o jogador também era conhecido por ter um temperamento forte e agressivo no campo, algumas vezes desleal com seus adversários, mas sem dúvida um dos mais talentosos da história.
No Super Bowl IX, Joe Greene se tornou o primeiro jogador a ter uma interceptação, um fumble forçado e um fumble recuperado em apenas um único Super Bowl.

Joe Greene foi eleito para 10 Pro Bowls (1969, 70, 71, 72, 73 , 74, 75, 76, 78 e 79), tudo isso em 13 anos de carreira. Além de ter sido 5x All-Pro.
Greene foi eleito 2x jogador defensivo do ano na NFL, em 72 e 74, ambos em temporadas em que o Steelers conquistou o Super Bowl. Alias os quatro jogadores da “Steel Curtain” estavam presentes nos quatro títulos da dinastia.
O jogador era tão popular que em 1979 ele foi garoto propaganda da Coca-cola, comercial que você pode assistir no vídeo a baixo.
                  
“Mean” Joe Green foi eleito para o Hall of Fame em 1978,  e desde sua aposentadoria em 1981, a jersey 75 não é mais usada no Pittsburgh Steelers. Confira os prêmios da carreira.



Henderson Greenwood

L. C. Henderson Greenwood foi drafrado pelo Steelers em 1969 na 10 ª rodada, isso mesmo naquela época o draft tinha 17 rodadas. Mas apenas em 1971 que ele virou titular, ou seja sendo o segundo dos quatro integrantes da famosa linha defensiva de Pittsburgh.
Greenwood 6x Pro Bowl (1973, 74, 75, 76, 78 e 79) e foi nomeado All-Pro em 1974 e 1975.  Assim como Joe Green, ele também foi nomeado NFL 1970s All-Decade Team, que era dado para quem teve um desempenho extraordinário em toda a década de 70.

Ele liderou os Steelers em sacks por seis vezes, tendo em sua carreira 73,5. De acordo com os registos mantidos pelos Steelers, ele teve 11 sacks em 1974, vale novamente lembrar que os sacks não entravam nas estatísticas da época. Em 1971, sua primeira temporada como titular, ele liderou a NFL com 5 fumbles recuperados, ao todo foram 14 na sua carreira.
No Super Bowl IX contra o Minnesota Vikings, ele desviou três passes de Fran Tarkenton. Já no Super Bowl X contra os Cowboys, ele teve 4 sacks em cima do Roger Saubach. Ele também jogou em todos os quatro vitoriosos Super Bowls da dinastia de 70, contabilizando 5 sacks nas quatro aparições.
Se aposentou em 1981, assim como seu companheiro Joe Green e em 2007 foi nomeado para a equipe de todos os tempos dos Steelers.



Ernie Holmes

Earnest Lee “Ernie” Holmes foi draftado na oitava rodada em 1971. Ele tinha um estilo de jogo rápido e agressivo o que fazia dele muitas vezes o homem mais temido da defesa. Inclusive vários membros da equipe na época diziam que Ernie Holmes era tão bom quanto Joe Greene.

 Ernie jogou por apenas seis temporadas no Steelers(71-77) e em 1978 jogou nos Patriots, ele esteve presente nos dois primeiros Super Bowls(IX e X) da equipe. Ele teve 40 sacks em 84 jogos de sua carreira.
Holmes infelizmente faleceu em 2008 em um acidente de carro no Texas. Ele estava dirigindo sozinho quando seu carro saiu da estrada e rolou varias vezes.

                                                                        “Mad Dog”
Dwight Lynn White, apelidado de “Mad Dog” por causa de sua intensidade de jogo. Foi draftado em 1971 na quarta rodada para jogar na extremidade da linha defensiva.
Esse cara merece todas as honras possíveis, para vocês terem uma ideia, na semana do Super Bowl IX ele passou em uma cama de hospital com pneumonia, perdendo cerca de 9 kg e mesmo assim quis jogar a final. E o mais incrível que os primeiros pontos do jogo(alis os primeiros do Steelers na história do Super Bowl) foi dele, ele conseguiu um safaty aplicando um sack no quarterback dos Vikings. Na quele jogo o Steelers venceu por 16-6 e ergueu o seu primeiro título.
Mad Dog estava presente nos quatro títulos da dinastia, além de ter sido selecionado ao Pro Bowl em 1972 e 1973 com 46 sacks e 4 interceptações na carreira.
Para muitos os torcedores ele está na lista dos maiores da história, muito disso por conta de ter levantado de uma cama com pneumonia e ter ido marcar os primeiros pontos da história da equipe no Super Bowl. Ele foi nomeado para a equipa Steelers All-Time em 1982 e novamente em 2007.
Em 2008 ele infelizmente veio a falecer. O motivo foi uma série de complicações após uma cirurgia para retirar um coágulo de sangue do pulmão. Curiosamente faleceu no mesmo ano que seu companheiro Ernie Holmes.

Veja os números das temporadas em que os quatro jogadores tiveram juntos.
  • 1973 – a defesa teve 37 interceptações, 18 fumbles recuperados e 55 turnovers totais.
  • 1974  – foram 25 interceptações, 22 fumbles recuperados e 47 turnovers totais.
  • 1975 – A defesa foi a segunda melhor da NFL pelo segundo ano consecutivo. Foram 27 interceptações, 10 fumbles recuperados e 36 turnovers totais.
  • 1976 – Foi  a melhor defesa da NFL e sofreram apenas 138 pontos. Foram 22 interceptações, 24 fumbles recuperados e 46 turnovers totais
A linha defensiva mais brilhante da NFL, o pilar de uma dinástica. Foram quatro temporadas com os quatro jogando juntos, e certamente a defesa se tornou uma das melhores de todos os tempos, se não a melhor. Os quatro foram a âncora da “Cortina de Aço” ou em inglês “Steel Curtain”.
Share on Google Plus

About XFLBrasil

Apaixonado pelo futebol americano desde 2005, administrador do twitter @SteelersBrazil, escrevo também sobre o Pittsburgh Steelers no maior site sobre futebol americano do Brasil, o www.meufa.com.br.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário