Shop the newest Pittsburgh Steelers fan gear at Fanatics!

A história da franquia!


A história oficial do Pittsburgh Steelers tem inicio no dia 8 de julho de 1933 quando Arthur Joseph Rooney resolve criar a equipe, chamando pelo nome de Pittsburgh Pirates, mesmo nome da equipe de basebol da cidade. O Steelers é a quinta-franquia mais antiga da NFL

A estreia profissional da equipe aconteceu em 20 de setembro de 1933, o placar foi uma derrota de 23-2 para os Giants(equipe alguns anos mais velha). A verdade que o começo da trajetória profissional foi bem diferente da história escrita posteriormente,  foram  22 vitórias e 55 derrotas em sete temporadas com cinco treinadores diferentes.
Escultura em homenagem a Art Rooney

Em 1940 Art Rooney muda o nome do time para Pittsburgh Steelers, já em 1942 foi a primeira vez que a equipe conseguiu uma temporada vitoriosa. Em 1943 as equipes perderam muitos jogadores para a Segunda Guerra Mundial, por isso os Steelers se juntaram com o Eagles, formando o Steagles e no ano seguinte acabou se juntando com o Chicago Cardinals e formando o Card-Pitt.  Após o fim da guerra, Rooney contrata o técnico Jock Sutherland, responsável por levar o Steelers para o primeiro jogo de playoffs da historia da franquia em 1947.
A década de 40, 50 e 60 não foram vitoriosas e de grandes feitos, um fato interessante de se recordar é quem 1955 o nativo quarterback John Unitas foi draftado pelo Pittsburgh Steelers,  a equipe o dispensou sem dar nenhuma chance ao jogador. Para quem não sabe John Unitas ganhou a NFL em 1958, 1959 e o Super Bowl V em 1968, além de ser nomeado dez vezes para o Pro Bowl e foi quatro vezes MVP da NFL.

Antes de falarmos da década de 70, vale lembrar que em 1964 o Steelers se mudou para o Pitt Stadium.
Pitt Stadium
Gravem esse nome Chuck Noll, pois a partir dele que a história mudou. Chuck Noll jovem treinador de apenas 37 anos foi contratado, tendo como destaque o lado defensivo e o novo técnico dos Steelers decidiu então reconstruir o time pela defesa, selecionando em 1969 “Mean Joe” Greene, iniciando a futura e melhor linha defensiva da história da NFL, a“Steel Curtain". Nessa temporada o time terminou 1-13, mas Greene conseguiu ser nomeado calouro defensivo do ano. No começo da nova década varias mudanças aconteceram para os Steelers: Three River Stadium foi inaugurado, para consolidar a junção da NFL com a AFL, o time mudou para a AFC e o quarterback Terry Bradshaw foi selecionado com a primeira escolha geral do draft, além também de draftarem do lendário cornerback Mel Blount. A temporada terminou com um recorde 5-9 e Terry Bradshaw foi muito contestado. Chuck Noll bancou o quarterback que seguiu tendo temporadas ruins, mas tanto o treinador e o jogador foram mantidos. Em 1971 o time draftou mais uma peça que viria ser importante no futuro, o linebacker Jack Ham.
Chuck Noll, faleceu em 2014. Ele esteve em todos os seis Super Bowls do Steelers, os quatro primeiros como treinador e dois últimos como executivo.

Chuck preparou a equipe durante três temporadas, e no ano de 1972 foi a virada da gangorra para a franquia de Pittsburgh. Selecionando mais um futuro ídolo do time, o full back Franco Harris, foi nessa temporada que veio o primeiro título de divisão da equipe, com quase 40 anos de espera e uma ótima campanha de 11-3. Na data 23 de dezembro de 1972, o histórico estádio Three Rivers recebia seu primeiro jogo de playoffs da NFL, em uma partida memorável contra os Raiders, decidida nos momentos finais pela “Recepção Imaculada” do então draftado Franco Harris.  Embora o time não tenha ido ao Super Bowl, essa temporada foi marcante para a virada de status da franquia.  Em 1973 chegávamos pela segunda vez seguida nos playoffs, porém eliminados pelo Raiders.
Three Rivers Stadium

 Agora chegamos no ano em que se deu o começo para a história do time mais vencedor da NFL na era do Super Bowl. No draft de 1974, Chuck draftou  linebacker Jack Lambert, center Mike Webster, wide receiver Lynn Swann e o wide receiver John Stallworth.
Foi nessa temporada que a famosa linha defensiva “Steel Curtain” começou a demonstrar sua força dentro de campo. (“Mean Joe” Greene foi eleito MVP defensivo dessa temporada). Os Steelers terminaram 10-3-1 e conquistaram o título da divisão central da AFC.  Nos playoffs a equipe ganhou dos Bills por 32-14, novamente tendo o  Raiders pela frente e no estádio adversário, o Steelers venceu por 24-13  e acabou indo ao seu primeiro Super Bowl da história,  se tornando vencedor ao derrotar os Vikings em New Orleans por 16-6.


Primeiro Super Bowl da história da franquia, vitória sobre o Vikings por 16-6 em 12 de janeiro de 1975 no Super Bowl IX.



Pittsburg Steelers entraram na temporada de 1975 do mesmo jeito que terminaram 74, com a "Steel Curtain" dominando a temporada e com mais um jogador da linha defensiva como MVP, dessa vez Mell Blount. O quarterback Bradshaw também teve uma ótima temporada e o time ganhou pela terceira vez em quatro anos o primeiro lugar da divisão com 12-2. Pelo segundo ano consecutivo o time chegou ao Super Bowl deixando pelo caminho os Colts, novamente os Raiders. Em 18 de janeiro de 1976 em uma batalha das defesas, acabamos por derrotar o Cowboys por 21-17 no Super Bowl da X.



O wide receiver Lynn Swann terminou como MVP do Super Bowl X.


Na temporada de 1976, o Steelers não levou o Super Bowl, porém a defesa se consolidou como uma das melhores da NFL, tendo mais um jogador da defesa como MVP, dessa vez o linebacker Jack Lambert.  Em 1977, venceu a divisão(assim como no ano seguinte), mas caiu nos playoffs novamente.


Em 1978, a equipe que era conhecida por sua ótima defesa, viu o ataque aéreo liderado pelo Bradshaw ter uma excelente temporada, terminando com uma campanha de 14-2. O time foi para o Super Bowl mais uma vez, mas antes eliminou Denver Broncos e Houston Oilers nos playoffs. Em uma batalha, dessa vez ofensiva, contra os Cowboys, a equipe de Pittsburgh venceu por 35-31, em uma das melhores decisões da história da liga. Os Steelers se tornaram os primeiros tricampeões do Super Bowl na NFL. 
 Pittsburgh Steelers primeiro time a vencer o Super Bowl pela terceira vez.

Na temporada seguinte, o ataque mostrou mais uma vez um grande jogo, e conquistamos a divisão pela oitava vez em nove anos. Nos playoffs vencemos Dolphins e Oilers, indo novamente ao Super Bowl e despachando o Los Angeles Rams por 31-19, se tornando o time da década, e o único até então a ter quatro Super Bowls.
Terry Bradshaw levando o Pittsburgh Steelers a vencer o quarto Super Bowl e se tornando o time da década.

Apesar de todo o sucesso na década de 70, a idade uma hora tinha que bater na porta e o time começou a dar sinais de queda logo no inicio dos anos 80.  A linha defensiva "Steel Curtain" começou a ser desfeita com aposentadoria “Mean Joe” Greene em 1981.
 No ano seguinte Swann e Jack Ham também se aposentaram,  enquanto o quarterback Terry Bradshaw foi forçado a parar na temporada de 83 e no final da mesma, Franco Harris foi para os Seahawks. O time da dinastia havia sido desfeito durante a década de 80, mas vale lembrar que que Rod Woodson foi draftado em 1987, mais tarde iria se tornar um dos grandes jogadores da história da franquia.  O ano de 1988 foi marcante, tivemos a saída de Mike Webster(último jogador da dinastia que estava presente no elenco) e o fundador da franquia, Art Rooney infelizmente  faleceu.

A famosa linha defensiva "Steel Curtain".  #78 Dwight White,  #63 Ernie Holmes,  #68 L.C. Greenwood e #75 "Mean Joe Greene"

Em 91, após 23 temporadas e quatro conquistas de Super Bowl, Chuck Noll deixa o comando da equipe. Bill Cowher que era coordenador do Chiefs assume o cargo. Na sua primeira temporada como treinador, ele levou os Steelers ao primeiro lugar da divisão, algo que não acontecia desde 1984, o Steelers acabou sendo o primeiro time a chegar aos 10 títulos de divisão na AFC. Em 1995 o Steelers conseguiu chegar ao Super Bowl novamente, porém acabou perdendo para os Cowboys. 
Em 2000, o Steelers tem sua última temporada no Three Rivers Stadium, foram 30 anos servindo como casa. O antigo estádio deu lugar ao Heinz Field, casa atual da franquia.
Heinz Field, atual lar do Pittsburgh Steelers.

Com um bom começo de década,  a equipe conquistou a recém fundada  AFC North em 2002, porém sem conseguir firma nenhum quarterback, eramos eliminados nos playoffs.  A procura por um quarterback chegou ao fim em 2004 quando o recém draftado Ben Roethlisberger  entrou no time titular, substituindo o contundido Tommy Maddox, levando os Steelers a um impressionante recorde de 15-1. A equipe venceu o New York Jets nos playoffs, porém perdeu a final da conferência AFC para o New England Patriots. Essa temporada rendeu ao quarterback,  o prêmio de calouro ofensivo do ano, e voltou a dar esperança aos torcedores que os anos de glória iriam voltar.

Quarterback Ben Roethlisberger draftado em 2004.


Em 2005 o quarterback Ben Roethlisberger ou apenas "Big Ben", iniciava sua primeira temporada como titular e ele sem dúvidas foi um dos responsáveis por levar a equipe aos playoffs com uma campanha de 11 vitórias e 5 derrotas. Nos playoffs a equipe conseguiu bater o Bengals e os Colts chegando novamente ao Super Bowl depois de dez anos de espera. Embora "Big Ben" não tenha jogado, os jogadores Hines Ward, Jerome Bettis e Willie Parker levaram os Steelers a ganharem do Seattle Seahawks por 21-10. Após a conquista do quinto Super Bowl para a franquia, Bill Cowher deixa o comando da equipe depois de 15 temporadas.
Pittsburgh Steelers vence o Super Bowl X, se igualando ao Cobwoys e 49ers com cinco Super Bowls cada.

Após a saída do treinador, os Steelers novamente resolvem apostar em um jovem técnico, seguindo a formula de sucesso vinda desde Chuck Noll em 69.  Mike Tomlinaté então coordenador ofensivo dos Vikings  e com apenas 35 anos de idade é o novo treinador da equipe. Em 2008 com "Big Ben", Hines Ward, Paker, Holmes liderados por Mike Tomlin com um recorde 12-4 durante a temporada, chegaram nos playoffs. Na rodada divisional, a equipe derrotou o Chargers por 35-24 e na final de conferência enfrentou nada menos que o seu rival de divisão Baltimore Ravens. A rivalidade de ambos se tornou marcante e o jogo acabou sendo um dos mais lembrados na história mais recente da franquia nos playoffs, o Steelers venceu o Ravens por 23-14 e carimbando a vaga para enfrentar o Arizona Cardinals no  Super Bowl XLIII. Em uma emocionante decisão(sendo considerado um dos melhores Super Bowls da história) os Steelers conseguem vencer com uma recepção magistral de Santonio Holmes a menos de um minuto para o fim e acabaram conquistando o sexto título e se tornando a única equipe da NFL a ter vencido seis Super Bowls.

Recepção fantástica de Santonio Holmes para dar ao Steelers o seu sexto Super Bowl.

Em 2010, Mike Tomlin conseguiu levar a equipe novamente ao Super Bowl após uma temporada 12-4,  e batendo novamente o Ravens nos playoffs(Um dos jogos mais eletrizantes vistos no Heinz Field) e derrotando o Jets também com um placar apertado na final da AFC. Foi uma temporada incrível da defesa liderada por James Harrison e Troy Polamaluambos presentes nas vitórias dos dois últimos Super Bowls, porém a equipe acabou perdendo para o Green Bay Packers.

Após mais uma década vitoriosa na história, a equipe começou a se reestruturar novamente, jogadores como ParkerPolamaluHines Ward e Heath Miller já se aposentaram. Porém após várias temporadas se reformulando, acredita-se que 2016 será o ano da franquia novamente. Hoje muitos consideram o Steelers tendo o melhor ataque da NFL com"Big Ben", Antonio Brown(atualmente o melhor Wide-receiver da NFL) e com o jogo corrido de Le'Veon Bell(um dos melhores running backs da liga) e DeAngelo Williams líder em touchdowns corridos na temporada 2015. Mike Tomlin tem em mãos um ataque explosivo e uma promissora e jovem defesa, os tempos vitoriosos parecem ressurgir novamente.
Share on Google Plus

About XFLBrasil

Apaixonado pelo futebol americano desde 2005, administrador do twitter @SteelersBrazil, escrevo também sobre o Pittsburgh Steelers no maior site sobre futebol americano do Brasil, o www.meufa.com.br.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário